Como usar o monday.com com automações como um CRM

Este artigo foi traduzido do original em inglês, publicado por @patrick.

Olá a todos. Eu trabalho em uma startup em tecnologia que ajuda varejistas a arrecadar mais dinheiro para caridade através de inteligência artificial. Estamos usando o monday como CRM por conta de como as automações funcionam bem e economizar nosso tempo.

Estrutura de grupo

image

image.png2432×974 123 KB

As 3 categorias principais que usamos são Prioridade mais alta, Fila e Fila concluída. As outras são pessoas que não buscamos ativamente para fins de vendas. Isso pode acontecer porque os dados eram ruins, ganhamos/perdemos o lead ou fomos encaminhados para outra pessoa. Cada um dos grupos tem um rótulo de status correspondente.

image

image.png1516×710 110 KB

Entrada de leads

Temos um sistema de geração de leads implementado, no qual enviamos 2.000 e-mails frios por dia para destinos de varejo. Qualquer pessoa que clique em um link tem suas informações de telefone, e-mail, perfil do LinkedIn e outras informações relevantes transferidas para o monday via Zapier, então leads novos são trazidos automaticamente para nosso quadro CRM.

Temos uma configuração bacana que também nos deixa conectar no LinkedIn com qualquer pessoa que tenha clicado em um link no e-mail de vendas, mandar mensagens para pessoas que aceitamos no LinkedIn e atualizar todas as suas informações no monday com um total de 0 clique.

Quando esses leads quentes aparecem no monday, é bom já ter algumas informações preenchidas. Nós definimos automaticamente o dia de contato como hoje, definimos a Etapa do negócio como “Clicou no link” e o ponto do sistema de vendas que está sendo usado como “desconhecido”.

image

image.png2006×1070 318 KB

image

image.png1912×576 66.7 KB

Status como gatilhos

Existem duas ações básicas de status que você deve aproveitar nas automações acionadas por status: ações de prorrogar datas e ações de mover grupos.

image

image.png1908×368 51 KB

image

image.png1938×204 22.1 KB

Aqui é onde eu acho que as automações do monday realmente brilham. Digamos que eu mude o status de uma pessoa para 2ª Mensagem no LinkedIn enviada. Isso pode acionar tanto a ação de prorrogar a data de vencimento por mais 1 dia quanto mover a pessoa do grupo Fila para o grupo Fila concluída.

Assim, quando a data de acompanhamento chegar no dia seguinte, o elemento vai voltar automaticamente para a Fila do dia seguinte, para que eu possa ligar para o cliente. Status de prioridade mais alta são classificados no grupo Prioridade mais alta para que, quando tivermos pouco tempo, as coisas mais importantes sejam feitas primeiro.

Também fizemos uma configuração que efetivamente envia a mensagem de acompanhamento no LinkedIn quando o status é marcado no monday.

Usamos a integração com o Slack para enviar o nome da pessoa para um canal do Slack silenciado quando o status é alterado. Uma nova mensagem nesse canal é o acionador do Zapier para ele ir buscar o URL do LinkedIn em uma Planilha Google e transmitir esse URL para outra Planilha. Um acompanhamento personalizado é enviado automaticamente a novos URLs na 2ª Planilha. É possível fazer com que status diferentes enviem acompanhamentos diferentes, dependendo de onde eles estão no seu processo de vendas.

O resultado é que nunca perdemos tempo fazendo a entrada de dados ou criando listas, e o tempo da nossa equipe de vendas é liberado de tarefas manuais, como acompanhamentos.

Espero que vocês gostem!